Nossa área de suporteDicas e soluções

Este espaço foi criado para ajudar vocês a tirarem dúvida, usar todos os recursos disponíveis em nossas soluções Web e ficarem por dentro das novidades

"Como enviar uma mala direta com o Google Apps?" Esta é uma grande dúvida que desperta interesse dos usuários do Google Apps. Para responder esta dúvida apresentaremos 2 maneiras de criar mala direta utilizando Scripts do Google Apps.


Breve introdução aos Scripts do Google Apps

Você pode usar Scripts do Google Apps em seu domínio para iniciar ações, como enviar um e-mail ou criar um convite do Google Agenda, ou para gerar conteúdo dinamicamente. Esses scripts – criados em JavaScript – são executados nos servidores do Google e têm acesso à maioria dos produtos do Google, permitindo a fácil automação de uma variedade de tarefas.

 

Para você que não está familiarizado com os Scripts do Google Apps, acesse este guia com as principais informações sobre o Google Apps Script.

Abaixo estão algumas técnicas de como utilizar, de forma eficiente, o poder do Google Apps Script com as principais ferramentas do Google Apps (Gmail, Documentos e Sites).

 

1. Simple Mail Merge usando Planilhas

No Tutorial Simple Mail Merge apresenta uma maneira fácil de coletar informações pessoais em uma planilha usando Formulários do Google, em seguida, gerar e distribuir e-mails personalizados. Neste tutorial é possivel aprender sobre o uso de "keys", como ${"First Name"}, em um documento de texto template que é substituído por valores da planilha. Esta mala direta usa HTML salvo no "template" de cada célula da planilha como fonte de conteúdo.

 

 

 

 2. Mala Direta usando o Gmail e Planilhas Google

O Gmail Service já está disponível no Google Apps Script, permitindo que você crie seu template no Gmail, onde ele é salvo como um rascunho. Isso nos dá a vantagem de fazer a mala direta mais amigável para os usuários típicos, que podem não saber ou não se importar muito em aprender HTML para criar um template. O script de mala direta vai substituir no template as "keys" com nomes e outras informações a partir da planilha e enviar automaticamente e-mail.

Para usar este mala direta, crie uma nova planilha, e clique em "Complementos" > "Instalar Complementos...", na caixa de pesquisa procure por “Yet another Mail Merge” e adicione este complemento. Em seguida, clique em Instalar. Você terá duas caixas de diálogo de autorização, clique em OK através deles. Adicione a sua lista de contatos para sua planilha, com um cabeçalho para cada coluna. Em seguida, escreva um novo e-mail no Gmail. Siga esta sintaxe para as "keys" em seu template: $%column header%. Clique em Salvar agora para salvar o seu rascunho. Volte para a sua planilha e clique em "Complementos" > "Yet another Mail Merge" > "Iniciar mesclagem de e-mails". Uma caixa de diálogo aparece. Escolha o seu rascunho para começar a enviar seus e-mails.

Entenda melhor o funcionamento do Script